Os preços e as causas dos problemas econômicos
31 de Agosto de 2010Nas discussões populares sobre as causas dos problemas econômicos, um dos vilões preferidos são os preços. Algum preço, percebido como muito alto ou muito baixo, leva a culpa pelos males que nos afligem. Esse diagnóstico quase sempre é acompanhado por alguma proposta de controle de preços como medida eficaz para eliminar o problema. Essa atitude é perfeitamente natural. Afinal, o tempo todo consideramos caros os bens que consumimos e baixo o nosso salário ou o preço dos bens que ofertamos, algumas vezes com razão.
Bastiat e as máquinas de moto perpétuo econômicas
06 de Julho de 2010A despeito da admiração que Bastiat desperta, sua reputação como economista teórico é disputada. É famosa a opinião de Schumpeter segundo a qual aquele autor seria apenas um brilhante expositor das idéias econômicas. Contrariando essa crença, neste texto prestaremos uma homenagem à grandeza analítica de Bastiat.
- Artigos
- bastiat
- economia
- falácia da janela quebrada
- falácias econômicas
- keynes
- Marx
- teoria econômica
- Fabio Barbieri
A “exuberância irracional” seria uma característica dos mercados ou do governo?
16 de Junho de 2010
Desastrosas falácias econômicas
19 de Abril de 2010Tom Palmer demonstra com clareza e simplicidade a "falácia da janela quebrada" de Frederic Bastiat.
As elevadas taxas de juros brasileiras são um retrato da inépcia da administração petista
06 de Abril de 2010Há quem diga que a administração federal petista surpreendeu positivamente por sua inação, ou seja, sua incapacidade de estragar ainda mais o país com seu ideário marxista. De fato, uma administração marxista incapaz é melhor que uma administração marxista capaz, e nesse sentido o Brasil teve sorte com a administração Lula da Silva.
A lei da oferta e demanda
22 de Março de 2010A teoria de oferta e demanda é reconhecida quase universalmente como o primeiro passo na direção de comprender como são determinados os preços de mercado e a forma como esses preços ajudam a definir decisões de produção e consumo — decisões que compõem não apenas o esqueleto, mas também a carne e o sangue do sistema econômico. A Economia Austríaca concorda enfaticamente com isso.
O rei está nu: é hora de reavaliar o desempenho econômico brasileiro
26 de Março de 2010Não ponho em dúvida o fato de que uma aura de sucesso brilha sobre a economia brasileira. Ao lado de capas de revistas de circulação internacional proclamando a “decolagem” do país, ofereço experiência pessoal como evidência. Lembro que, de 1995 a 2005, uma conversa sobre o Brasil envolvendo europeus ou americanos terminaria por girar quase sempre em torno de futebol, carnaval, inflação, crime e favelas. O tema inflação foi aos poucos sendo esquecido, mas crime e favelas se tornaram tópicos ainda mais populares após o sucesso internacional do filme Cidade de Deus.
"Não se deixe levar pelo obscurantismo", dizia ele
17 de Dezembro de 2009![]() |


